quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Porto e Óbidos - Portugal 26-01-2011

     Saímos de Fátima ao entardecer rumo a Porto, são 197 km, mais ou menos 1h e 50 minutos de viagem. Já estávamos cansados e com frio, mas nos encantamos com Porto desde a chegada. Procuramos por um shopping para jantar, e paramos no “Arrabida Shopping”.
      Acordamos em Porto com uma linda manhã ensolarada, mas ainda fria. Novamente nos hospedamos na rede de hotéis “Accor”, no NOVOTEL PORTO GAIA. Saímos logo cedo para conhecer a tão famosa cidade de Porto. Tomamos café na “Cafetaria Dona Antónia” que fica á rua Infante Dom Henrique, 81, próxima ao Palácio da Bolsa.

Cafetaria Dona Antónia
Palácio da Bolsa

Uma bela vista de Porto


     Infelizmente tínhamos pouco tempo, então não conseguimos visitar as “Caves” de vinho do Porto, o que é um pecado! Nunca façam isso! Isso é imperdoável. Mas como não tínhamos mesmo tempo, ficará para a próxima visita. Visitamos a Igreja de São Francisco, construída em torno de 1400 d.C e situa-se no centro histórico do Porto.
      Deve-se visitar, sem falta, a torre dos Clérigos que é uma torre sineira de estilo Barroco que foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade. É a mais alta do gênero no país, e os visitantes podem subir os seus 225 degraus para admirar as vistas. A adjacente Igreja dos Clérigos é um excelente exemplo de síntese dos estilos arquitectônicos Barroco e Rococó e exibe uma elaborada fachada, belas talhas e um notável órgão de tubos de 1774.
     Saímos de Porto logo após o almoço, e passamos pela linda Óbidos, pagamos mais ou menos 7€ (cada trecho) de pedágio para chegar até lá. Óbidos fica a 313km de Lisboa, e surgiu em 11 de Janeiro de 1148, quando o primeiro rei, D. Afonso Henriques, tomou Óbidos dos árabes. Possui um lindo castelo, o “Castelo de Óbidos” exemplo de fortificação de origem romana. Foi posteriormente fortificado sob o domínio árabe. Depois de conquistado pelos cristãos (1148), foi várias vezes reparado e ampliado. Hoje em dia ele é um hotel.

Passear entre as ruas de pedra onde ficam as lojinhas de Óbidos é maravilhoso! Tem cafetarias e pequenos restaurantes para todos os gostos e bolsos. 



     Andar por entre as muralhas de Óbidos é mágico, a cidade nos remete a um tempo quase que medieval (se não fosse o colorido de suas casas). Saímos de Óbidos à noitinha rumo a Lisboa novamente, pois de lá partiríamos para à Espanha.






   Nunca deixem de conhecer Porto e Óbidos!! E nunca mesmo deixem de passar pelo menos mais de um dia em Porto para poderem conhecer as "Caves" de vinho do porto. Como eu não posso falar delas, pois não estive em nenhuma, aqui vão os links de algumas pra vocês poderem matar a curiosidade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário