segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fátima - Portugal - 25-01-2011

Amanheceu dia 25/01 e nós já estávamos acostumados com o frio. Saímos logo pela manhã rumo à Fátima. Havíamos locado o carro (que pagamos em torno de 35€ pela diária). Vale a pena estudar a locação do carro pela internet algum tempo antes para negociá-la ou aproveitar mesmo, pois eles sempre disponibilizam boas ofertas. Pagamos em torno de 20 e poucos €uros de pedágio (7,5 € cada trecho). O caminho até Fátima é maravilhoso, vale a pena fazê-lo de carro.

Caminho até Fátima

Como viajamos em janeiro e esta não é época de alta temporada nem mesmo nenhuma data católica importante, Fátima estava tranqüila e nem parecia povoada, nos deu a impressão de ser uma cidade fantasma, pois não avistamos pessoas pelas ruas. Mas Fátima é impecavelmente limpa e organizada nessa época, nos surpreendeu. É uma pequena cidade de pouco mais de 10000 habitantes, pertencente ao concelho de Ourém e ao distrito de Leiria.
Visitamos assim que chegamos a pequena Igreja onde estão a pia batismal em que foram batizados os pastorinhos.
Umas das ruas de Fátima

Antes de irmos até o “Santuário de Fátima” fomos conhecer a “Casa Museu de Aljustrel”. Aljustrel é a aldeia onde nasceram os três Pastorinhos a quem Nossa Senhora de Fátima apareceu em 1917. Fica a uma distância de dois quilômetros do Santuário e ao lado da casa da vidente Lúcia. Essa casa nos leva a viajar até o século XVII e conhecer a vida do povo daquela época. Esta Casa-Museu pretende retratar o quotidiano familiar no tempo das Aparições, revela a simplicidade do povo serrano que em inícios do século XX vivia do seu trabalho no campo, situa-se ao lado da casa onde nasceu a vidente Lúcia e a cerca de 200 metros das casas dos Pastorinhos Beatos Francisco e Jacinta.

Existem muitas lojinhas de lembrancinhas, inclusive dentro do Santuário (com preços um pouquinho mais caros). Vale a pena andar um pouquinho pois existem lojinhas com todo o tipo de medalhinhas e "coisinhas" presenteáveis para comprar de todos os preços, tamanhos e gostos possíveis, praticamente em toda a cidade de Fátima.
     Chegamos ao Santuário logo após o almoço e estava tão vazio! É de um tamanho assustador, e de uma suntuosidade monstruosa para o que eu esperava (uma capelinha com uma azinheira). Como não havia ninguém e não estava em horário de nenhuma missa, tivemos muito tempo para ver tudo com todos os detalhes, o pedestal onde está a imagem de Nossa Senhora, (onde antes ficava a azinheira que não existe mais), um pedaço do "Muro de Berlim", que lá foi colocado como recordação da intervenção de Deus, prometida em Fátima, na queda do comunismo. Vale sim a pena!!