O Taj Mahal negro.

     Uma das sete maravilhas do mundo, além de toda suntuosidade, o "Taj Mahal" é conhecido por ser um ícone das histórias de amor. Fora construído para servir de mausoléu a uma das esposas do Imperador mogol (sim, é mogol mesmo) "Shah Jaham", a qual era sua preferida no palácio e morrera por causa de complicações no parto do 14° filho do então Imperador.
     Devido a prosperidade que a Índia vivia na época, o "Taj Mahal" fora construído com tudo de mais valioso que existira. Uma edificação feita de tijolos, porém coberta totalmente por mármore branco e cravejada com pedras preciosas. Dizem que a partir daí, coincidência ou não, iniciou-se o declínio da era dos "mogóis". 
     Os "mongóis" (sim, agora está correto escrever "mongóis" devido à época a que me refiro) eram afegãos que dominaram o sudeste asiático por cerca de 300 anos. Essa dominação se deu por serem ótimos projetistas, engenheiros e estrategistas, além de extremamente violentos (acho que herdaram isso de "Gengis Khan", pois dele descendem).
     Voltemos então ao "Taj Mahal", que é só mais uma das construções do complexo de edificações que ainda conta com uma mesquita erguida em direção à Meca. Sua construção se deu no século XVII, entre 1631 e 1654,  às margens do rio Yamuna na cidade de Agra, Uttar Pradesh, na Índia. Como já disse, fora dedicado como um presente póstumo simbolizando todo o amor de "Shah Jaham" por sua esposa preferida, chamada por ele de "Mumtaz Mahal" (que quer dizer:  "primeira dama do palácio" ou "a eleita do palácio"), daí o nome da construção ser "Taj Mahal".
     Muitas lendas rodeiam esta linda história de amor. Uma delas é a de que mesmo demonstrando muito amor por sua esposa,  "Shah Jaham" também fora um Imperador muito perverso. Diz-se a lenda que  ele mandou que cortassem as mãos e arrancassem os olhos de cada um dos projetistas e construtores do "Taj Mahal" logo após a sua construção, isso para que jamais construíssem algo igual.
     Outra lenda que rodeia esse mausoléu é a do "Taj Mahal negro". Dizem que o "taj negro" fora construído na margem oposta ao branco para que pudesse servir postumamente ao "Shah Jaham", que era obcecado por simetria. Porém, nunca fora terminado, pois o Imperador  morrera antes.
     Hoje em dia alguns estudiosos sustentam a teoria de que o "Taj Mahal Negro" é tão somente a construção de um jardim planejado com a intenção de refletir ao luar a imagem do "Taj branco", formando então a linda imagem de um "Taj negro". Esse jardim teria sido construído para que 'Shah Jaham" pudesse de lá lamentar a morte de sua esposa querida.
     Até hoje existe muita polêmica ao redor do "Taj Mahal". Além dos conhecidos planos históricos britânicos para demoli-lo, existem também ações com o intuito de mostrar que, na verdade, ele foi uma edificação hindu destinada ao deus "Shiva" e usurpada por "Shah Jaham".
     Lenda ou não, polêmico ou não, o "Taj Mahal" é uma das mais importantes construções existentes. As lendas em torno deste ícone o tornam único por representar uma das mais belas historias de amor já conhecidas. Como um Imperador tão perverso pôde ter sido de tamanha delicadeza e guardar tanto amor em seu coração?
     "Shah Jaham" não teria visto o fim da construção do mausoléu pois morrera 5 anos antes após ter adoecido, perdido o "trono" para um de seus filhos e ter sido trancado em uma torre até o fim de seus dias.

                                                             foto internet