segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Évora - Portugal 24-01-2011

     No dia 24/01 locamos um carro e fomos até Évora. Era a melhor opção, pois nesse dia (ou nessa época, não souberam nos informar direito) não estava funcionando o trem que nos levaria até lá.
     Évora está situada no Alentejo ao sul de Portugal e fica a 130 km de distancia de Lisboa. É listada pela UNESCO como patrimônio mundial. Seu nome “Ebora” se deve aos Celtas. Foi habitada no tempo dos romanos e dessa época se destacam as ruínas de um templo desse povo que se denominava “Templo de Diana”.


"Templo de Diana"


Se eu fosse falar de Évora poderia ficar aqui por horas a fio, pois a cidade é historicamente interessante e fotograficamente maravilhosa! Em suas ruas calcetadas medievais e estreitas e suas casas brancas com janelas amarelas e detalhes azuis, existem praças, ótimos restaurantes, cafés entre capelas, igrejas, conventos e a “Catedral Gótica”. Ainda podemos encontrar a “Capela dos Ossos”, que fica situada na Igreja de São Francisco. Ela pode tanto fascinar quanto chocar quem a visita. Em sua entrada nos deparamos com a seguinte frase: 
                   __ Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos!

uma das paredes da "Capela dos Ossos"

      Conta-se a história: essa capela foi construída por monges, no século XVI. Nessa época era proibido a cremação de corpos, então, existiam muitos cemitérios. Com a intenção de desocupar cerca de 40 cemitérios monásticos que existiam na época, tiveram então, os monges, a brilhante idéia de utilizar cerca de 5000 ossos existentes nesses cemitérios para construir essa sinistra, porém, criativa capela. Para entrarmos nela, pagamos 3 euros, 2,50 do bilhete e mais 0,50 para poder fotografar lá dentro.
     Passamos o dia em Évora, almoçamos um peixe maravilhoso num charmoso restaurante situado na sua praça central. Lá, opções não faltam e, entre elas existem cafeterias, restaurantes e lanchonetes para todos os gostos. Andar por entre as muralhas de Évora é maravilhoso! 
     Saímos de Évora já quase anoitecendo e fomos jantar novamente no Shopping Amoreiras em Lisboa. Nessa época (janeiro, fevereiro...), é muito bom para fazer compras nos shoppings de Portugal e Espanha, pois é a época das "rebajas". Depois, aproveitamos o frio que estava fazendo para tomar um ótimo caldo na “Loja das Sopas”. Fomos pro hotel mais cedo pois, no dia seguinte partiríamos para Fátima logo pela manhã.

praça central de Évora

dentro da "Capela dos Ossos"

Entrada da "Capela dos Ossos"

Uma das ruas de Évora
parede de ossos

Praça central

Praça central


Igreja de São Francisco

nos corredores para entrar na Capela


Corpo de uma pessoa e um bebê ainda com
as próprias roupas

ruas estreitas por onde passam carros

                                                                                          
Túmulo do Bispo D. Jacinto Carlos da Silveira
assassinado por Napoleão Bonaparte
durante as invasões francesas
(1808)






Um comentário:

  1. Minha querida amiga,tudo que vem de você é bom,então como não poderia ser diferente,queria te dizer que seu blog está Fantástico!!!!
    Fotos,Textos...muito bem elaborado!!!então você merece toda minha admiração pelo seu trabalho,e continue assim cheia de idéias, dando dicas,permitindo que eu viaje através do seu blog...rsrsrr
    um grande bjuuu e sucesso!!!!
    Raquel Torres

    ResponderExcluir