domingo, 25 de setembro de 2011

Lisboa - Portugal 23-01-2011

Chegamos a Lisboa no dia 23.01.2011, mais ou menos ao meio dia (horário local). Ficamos no Novotel Lisboa _ www.novotel.com. Sempre nos hospedamos no Novotel, por que além do bom preço, ele mantém um bom padrão em todas as suas unidades e como ficamos o mínimo possível no hotel, ele é perfeito sempre.
     Somente deixamos as malas e nos agasalhamos muito bem, pois estava muito frio nesse dia em Lisboa. Saímos com o intuito de seguir o roteiro feito por nós mesmos e nele estava incluído, no primeiro dia, a visita ao “Mosteiro dos Jerónimos”.

Mosteiro dos Jerónimos

O NOVOTEL fica na Av. Jose Malhoa e a estação de metrô mais próxima (Praça de Espanha) fica a 350m mais ou menos. Tranqüilo para ir a pé, não é mesmo? Pagamos mais ou menos 0,50€ pelo ticket e mais 3,70€ por 24h de viagem de metrô que também permite o transbordo para os autocarros e os elétricos. Ele pode ser validado novamente após essas 24 horas sem que seja necessário pagar os 0,50€, portanto não jogue fora o seu ticket para reutilizá-lo no dia seguinte. Descemos na estação (Terreiro do Paço – linha azul) que nos leva diretamente até a “Praça do Comércio.

Vista quarto Novotel Lisboa

Uma vez na “Praça do Comércio”, nos decepcionamos um pouco, pois não havia quase ninguém por lá; nos pareceu um pouco abandonada, talvez pelo frio ou talvez por causa da atual crise que se instalou no país, um assunto à parte sobre o qual não acho necessário discorrer no momento.
     A Praça do comércio é também chamada de “Terreiro do Paço” e foi o local do palácio dos reis de Portugal durante mais ou menos dois séculos. É uma das maiores praças da Europa. Na foto abaixo, ao fundo, vemos o “Arco triunfal” da rua Augusta.

Em Lisboa vemos o "Rio Tejo", que pra quem não sabe (eu não sabia), nasce na Espanha. Foi dele que partiram as Naus e as Caravelas dos descobrimentos. De acordo com as lendas locais, o seu nome vem de um rei Ibéro que fora brutalmente assassinado por Asdrúbal, um general espanhol.

Saímos a procura de almoço e como era nosso primeiro dia em Lisboa, ainda não sabíamos onde poderíamos nos alimentar bem, então, achamos que seria uma boa opção um shopping. Achamos o “Shopping Amoreiras”,  o que foi uma excelente opção para todos os outros dias em que estávamos cansados ou com pressa, já que estávamos em 4 pessoas e podíamos, cada um escolher o que preferíssemos comer.
     Logo depois, embarcamos num dos elétricos (espécie de bonde), que pegamos na Praça do Comércio para irmos  ao “Mosteiro dos Jerónimos”.  Pudemos utilizar o mesmo ticket do metrô.
     No caminho pode-se visitar o “Museu dos Coches”, que reúne uma coleção de viaturas de gala da Casa Real, que é considerada única no mundo devido à variedade artística das magníficas viaturas de aparato dos séculos XVII, XVIII e XIX, e ao número de exemplares que o integra.
Primeiramente entramos na “Igreja de Santa Maria de Belém”, onde ficam os túmulos de “Vasco da Gama” e de “Camões”.

Aproveitamos para visitar o “Padrão dos Descobrimentos”, monumento em posição destacada na margem direita do "Rio Tejo" que foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos descobrimentos portugueses . Depois de muito andar, merecíamos um bom jantar, um bom descanso, para  novamente andarmos muito no dia seguinte!!

Ah! E não deixe de jeito nenhum de experimentar os pastéis de Belém, um doce dos deuses! Realmente é muito gostoso! A doceria que vende o pastelzinho de Belém, que dizem ser o original, fica à Rua Belém, 84, próximo ao "Mosteiro dos Jerónimos".