CURIOSIDADES






Dias melhores virão! Eu espero...


  Desde que o mundo é mundo vivemos vários tipos de problemas que nos causam vários tipos de desordem humanitária. Problemas como desastres ou catástrofes naturais, ou ainda conflitos de todos os tipos, como as cruzadas para a conquista de reinos e terras, ou revoltas de ordem religiosa que até hoje causam sérios atritos no Oriente Médio. Todos estes problemas deixam marcas e cicatrizes as vezes difíceis de curar e nos levam a conhecer o quanto nós, seres humanos, podemos ser solidários.  
   Esta semana pude conhecer um pouco sobre o trabalho dos "Médicos sem fronteiras" (MSF), uma organização internacional não governamental sem fins lucrativos que leva ajuda médica e humanitária a locais em situações de emergência em caso de conflito armado, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. De acordo com a reportagem, é a maior organização não governamental de ajuda humanitária do mundo.
     A MSF foi criada na França, nos anos de 1970, por médicos e jornalistas. Seu líder criador foi o médico francês Bernard Kouchner. 
   Lendo ainda essa reportagem, triste fiquei com a situação deplorável em que se encontra Moçambique. Como é revoltante saber que lá, 85 de cada 100 crianças nascem infectados com o vírus do HIV. Isso acontece pela carência de recursos, pela falta de políticas públicas de saúde e pela miséria que assola o país. Uma das médicas voluntárias (MSF) disse: "Se as crianças são amamentadas, correm o risco de serem contaminadas pelo vírus do HIV através do leite materno; se suspendermos a amamentação, morrem de disenteria ou diarréia por consumirem água e alimentos contaminados." Ela não disse, mas imagino que se não morrerem desses motivos, sabe-se lá se não poderão morrer de fome...
     Mudando de continente, mas não de situação, vamos até o Haiti e, andando por lá, podemos até esquecer que estamos num pedaço do paraíso caribenho. Um ano após o estrago causado pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010, naquele país que já vinha de anos de devastações de todas as dimensões e espécies por causa das guerras civis e presidentes depostos, um após outro, o que se vê hoje é só desolação: seres humanos na capital financeira do país têm que se sujeitar à inexplicável e deplorável situação de morar em tendas sem o mínimo necessário para uma sobrevivência com dignidade.
      De acordo com minhas pesquisas, a expectativa de vida no Haiti é em torno de 60 anos, a taxa de mortalidade infantil é de mais ou menos 54 a cada 1000 nascimentos, aproximadamente 80% da população vive abaixo do nível da pobreza, quase 50% é analfabeta e a taxa de desemprego gira em torno de 70% (pesquisas feitas na internet em 2011). É o país mais pobre das Américas. Isso porque, além de tudo, o povo haitiano também colaborou com a pobreza de seu país destruindo-o pela ganância de seus antepassados. Hoje o país não produz quase nada, possuindo somente 2% de sua mata nativa.
      Os "Médicos sem fronteiras" também estão no Haiti lutando contra a cólera, além do exército brasileiro e do povo brasileiro através de algumas ONG's como a VIVA RIO.                                          Além desses maravilhosos voluntários, há um projeto muito interessante da "Lifesaver", que consiste num sistema "milagroso" e altamente avançado em forma de garrafinha que se utiliza da nanotecnologia para filtragem da água, Essa tecnologia permite que sejam capazes de reter qualquer tipo de microorganismo. Assim, a água que ali passa, não só sai inodora e insípida, como também livre de qualquer organismo vivo já encontrado no planeta. Totalmente segura para o consumo humano. Legal, né? Achei incrível e resolvi partilhar com vocês.
      Parabéns aos "Médicos sem fronteiras" e aos voluntários que ajudam em tantas catástrofes e destruições, àqueles que ajudam ou lutam para ajudar os seres humanos, os animais e os seres necessitados de todas as espécies deste nosso planeta além de preservar o meio ambiente. Se cada um de nós fizer a nossa parte, onde quer que seja, em qualquer parte do mundo, por menor que seja, mesmo que seja somente respeitando ao próximo, já estaremos colaborando para um mundo melhor!


Se alguém tiver informações atualizadas sobre esses assuntos, por favor, comentem.




O assassinato do português.

    Tudo bem, todo mundo se acha hoje em dia blogueiro, não é mesmo? (Inclusive, eu.) Mas eu somente entrei nessa para me divertir, passar o meu tempo e, principalmente, estudar o português, já que escrever para outras pessoas nos força a estudá-lo. Estou cansada de ler por aí: "Mais" eu não gosto... "Voçe" pode... "Moçinha"... entre outros erros (é que estes considero os mais grosseiros). Não sou uma sumidade no português, pelo contrário, já fui muito melhor, mas hoje em dia vivo numa luta diária contra meus erros de concordância, vírgula e crase, pois há muito deixei de escrever profissionalmente. Então, hoje vivo em aprendizado constante, pois o português, assim como qualquer outra língua, precisa ser exercitado. 
     Eu tive um professor de português, no segundo grau, o qual nunca será esquecido. Esse professor sempre nos dizia que para sermos bem sucedidas na vida (era uma sala de Magistério, 100% feminina), deveríamos ler pelo menos um livro por mês, uma revista por semana e um jornal por dia. Quem sinceramente faz isso? Me surpreendi quando na Espanha, entrava nos metrôs e me deparava, todos os dias e em todos os horários, com várias pessoas, dentre as quais, vários adolescentes, com seus livros nas mãos, lendo-os, mesmo que em pé. Devo salientar que o sistema de transportes lá nos permite melhores acomodações, não vive lotado e, por isso nos possibilita essa facilidade.
     De acordo com o "Instituto pró-livro", em uma pesquisa realizada com o intuito de definir o papel do leitor e do não leitor de livros, além de identificar suas preferências, fizeram a seguinte pergunta: O que você  gosta de fazer em seu tempo livre (brasileiros)? Ler um livro ficou somente em 5° lugar. Para essas pessoas, ler não é um relaxamento, mas sim um trabalho que cansa.
     Muito bem, blogueiro ou não, escritor ou não, brasileiro ou não, penso que todos deveríamos ler mais e incentivar que nossas crianças leiam mais, para que daqui alguns anos não tenhamos que tentar ler um dialeto ininteligível oriundo do "internetês", que a cada dia toma mais espaço fora do nosso maravilhoso, porém perigoso, assassino linguístico que pode ser nosso mundo virtual.
    



Sucesso para nós!!!


     O "sucesso vem de oportunidades e de preparação". Ouvi essa frase em um seriado de TV um dia, e é a mais pura verdade. Resolvi falar sobre ele. Desde que nascemos, nos vemos num mundo competitivo e desde cedo não podemos nos perder em devaneios e fantasias. Devemos estar bem encaminhados, firmes e traçando rotas bem planejadas, na medida do possível.
     Estamos em uma era de muita rapidez digital, temos muita facilidade de acesso a todo e qualquer tipo de informação, porém, nunca de forma profunda e nem sempre correta. Nos vemos bombardeados por um turbilhão de informações, úteis ou não.
    Será que nosso cérebro tem tempo de processar tudo na mesma velocidade? Será que estamos comprometendo o desempenho de nossa memória? De acordo com a revista Galileu, cientistas ressaltam que o problema não está nas próprias tecnologias, mas sim no uso exagerado que fazemos dela. Isso faz com que deixemos de lado atividades mais estimulantes. Puxa vida, aqui venho eu novamente com aquele papo chatinho de pedir para que possamos ler mais, incentivar as crianças a lerem mais... mas é que essa é uma atividade estimulante! E deveria fazer parte da nossa rotina diária.
     Eu estava falando de sucesso. E vou continuar. De acordo com pesquisas, crianças que aprendem mais na pré-escola ganham salários maiores e em geral são mais bem sucedidas quando adultas. Eu penso que o sucesso vem com o tempo, vem com esforço, vem com batalha, não bate à sua porta, nem cai nas suas mãos se você ficar sentado no sofá esperando, portanto, arregace as mangas e corra atrás do seu sucesso, pois ele não correrá atrás de você a não ser que você seja um ser muito sortudo. Mas não se preocupe somente com o sucesso, faça o que você gosta, viva a sua vida, seja feliz, pois:
"o sucesso geralmente vem para aqueles que estão muito ocupados para estarem procurando por ele". (Henry David Thoreau) 

"Se você desenvolve os hábitos do sucesso, você fará do sucesso um hábito". 
(Michael E. Angier) 

Se alguém tiver informações atualizadas sobre esses assuntos, por favor, comentem.