Cidades visitadas em Portugal.

LISBOA  23/01

Chegamos a Lisboa no dia 23.01.2011, mais ou menos ao meio dia (horário local). Ficamos no Novotel Lisboa _ www.novotel.com. Sempre nos hospedamos no Novotel, por que além do bom preço, ele mantém um bom padrão em todas as suas unidades e como ficamos o mínimo possível no hotel, ele é perfeito sempre.
     Somente deixamos as malas e nos agasalhamos muito bem, pois estava muito frio nesse dia em Lisboa. Saímos com o intuito de seguir o roteiro feito por nós mesmos e nele estava incluído, no primeiro dia, a visita ao “Mosteiro dos Jerónimos”.

Mosteiro dos Jerónimos

O NOVOTEL fica na Av. Jose Malhoa e a estação de metrô mais próxima (Praça de Espanha) fica a 350m mais ou menos. Tranqüilo para ir a pé, não é mesmo? Pagamos mais ou menos 0,50€ pelo ticket e mais 3,70€ por 24h de viagem de metrô que também permite o transbordo para os autocarros e os elétricos. Ele pode ser validado novamente após essas 24 horas sem que seja necessário pagar os 0,50€, portanto não jogue fora o seu ticket para reutilizá-lo no dia seguinte. Descemos na estação (Terreiro do Paço – linha azul) que nos leva diretamente até a “Praça do Comércio.

Vista quarto Novotel Lisboa

Uma vez na “Praça do Comércio”, nos decepcionamos um pouco, pois não havia quase ninguém por lá; nos pareceu um pouco abandonada, talvez pelo frio ou talvez por causa da atual crise que se instalou no país, um assunto à parte sobre o qual não acho necessário discorrer no momento.
     A Praça do comércio é também chamada de “Terreiro do Paço” e foi o local do palácio dos reis de Portugal durante mais ou menos dois séculos. É uma das maiores praças da Europa. Na foto abaixo, ao fundo, vemos o “Arco triunfal” da rua Augusta.

Em Lisboa vemos o "Rio Tejo", que pra quem não sabe (eu não sabia), nasce na Espanha. Foi dele que partiram as Naus e as Caravelas dos descobrimentos. De acordo com as lendas locais, o seu nome vem de um rei Ibéro que fora brutalmente assassinado por Asdrúbal, um general espanhol.

Saímos a procura de almoço e como era nosso primeiro dia em Lisboa, ainda não sabíamos onde poderíamos nos alimentar bem, então, achamos que seria uma boa opção um shopping. Achamos o “Shopping Amoreiras”,  o que foi uma excelente opção para todos os outros dias em que estávamos cansados ou com pressa, já que estávamos em 4 pessoas e podíamos, cada um escolher o que preferíssemos comer.
     Logo depois, embarcamos num dos elétricos (espécie de bonde), que pegamos na Praça do Comércio para irmos  ao “Mosteiro dos Jerónimos”.  Pudemos utilizar o mesmo ticket do metrô.
     No caminho pode-se visitar o “Museu dos Coches”, que reúne uma coleção de viaturas de gala da Casa Real, que é considerada única no mundo devido à variedade artística das magníficas viaturas de aparato dos séculos XVII, XVIII e XIX, e ao número de exemplares que o integra.
Primeiramente entramos na “Igreja de Santa Maria de Belém”, onde ficam os túmulos de “Vasco da Gama” e de “Camões”.

Aproveitamos para visitar o “Padrão dos Descobrimentos”, monumento em posição destacada na margem direita do "Rio Tejo" que foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos descobrimentos portugueses . Depois de muito andar, merecíamos um bom jantar, um bom descanso, para  novamente andarmos muito no dia seguinte!!

Ah! E não deixe de jeito nenhum de experimentar os pastéis de Belém, um doce dos deuses! Realmente é muito gostoso! A doceria que vende o pastelzinho de Belém, que dizem ser o original, fica à Rua Belém, 84, próximo ao "Mosteiro dos Jerónimos".

ÉVORA 24/01

No dia 24/01 locamos um carro e fomos até Évora. Era a melhor opção, pois nesse dia (ou nessa época, não souberam nos informar direito) não estava funcionando o trem que nos levaria até lá.
     Évora está situada no Alentejo ao sul de Portugal e fica a 130 km de distancia de Lisboa. É listada pela UNESCO como patrimônio mundial. Seu nome “Ebora” se deve aos Celtas. Foi habitada no tempo dos romanos e dessa época se destacam as ruínas de um templo desse povo que se denominava “Templo de Diana”.

"Templo de Diana"

Se eu fosse falar de Évora poderia ficar aqui por horas a fio, pois a cidade é historicamente interessante e fotograficamente maravilhosa! Em suas ruas calcetadas medievais e estreitas e suas casas brancas com janelas amarelas e detalhes azuis, existem praças, ótimos restaurantes, cafés entre capelas, igrejas, conventos e a “Catedral Gótica”. Ainda podemos encontrar a “Capela dos Ossos”, que fica situada na Paróquia de São Pedro. Ela pode tanto fascinar quanto chocar quem a visita. Em sua entrada nos deparamos com a seguinte frase:
                   __ Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos!

uma das paredes da "Capela dos Ossos"

Conta-se a história: essa capela foi construída por monges, no século XVI. Nessa época era proibido a cremação de corpos, então, existiam muitos cemitérios. Com a intenção de desocupar cerca de 40 cemitérios monásticos que existiam na época, tiveram então, os monges, a brilhante idéia de utilizar cerca de 5000 ossos existentes nesses cemitérios para construir essa sinistra, porém, criativa capela. Para entrarmos nela, pagamos 3 euros, 2,50 do bilhete e mais 0,50 para poder fotografar lá dentro.
     Passamos o dia em Évora, almoçamos um peixe maravilhoso num charmoso restaurante situado na sua praça central. Lá, opções não faltam e, entre elas existem cafeterias, restaurantes e lanchonetes para todos os gostos. Andar por entre as muralhas de Évora é maravilhoso!
     Saímos de Évora já quase anoitecendo e fomos jantar novamente no Shopping Amoreiras em Lisboa. Nessa época (janeiro, fevereiro...), é muito bom para fazer compras nos shoppings de Portugal e Espanha, pois é a época das "rebajas". Depois, aproveitamos o frio que estava fazendo para tomar um ótimo caldo na “Loja das Sopas”. Fomos pro hotel mais cedo pois, no dia seguinte partiríamos para Fátima logo pela manhã.

praça central de Évora

dentro da "Capela dos Ossos"

Entrada da "Capela dos Ossos"

Uma das ruas de Évora
parede de ossos

Praça central

Igreja de São Francisco

nos corredores para entrar na Capela

Corpo de uma pessoa e um bebê ainda com
as próprias roupas

ruas estreitas por onde passam carros

Túmulo do Bispo D. Jacinto Carlos da Silveira
assassinado por Napoleão Bonaparte
durante as invasões francesas
(1808)

FÁTIMA

Amanheceu dia 25/01 e nós já estávamos acostumados com o frio. Saímos logo pela manhã rumo à Fátima. Havíamos locado o carro (que pagamos em torno de 35€ pela diária). Vale a pena estudar a locação do carro pela internet algum tempo antes para negociá-la ou aproveitar mesmo, pois eles sempre disponibilizam boas ofertas. Pagamos em torno de 20 e poucos €uros de pedágio (7,5 € cada trecho). O caminho até Fátima é maravilhoso, vale a pena fazê-lo de carro.

Caminho até Fátima

Como viajamos em janeiro e esta não é época de alta temporada nem mesmo nenhuma data católica importante, Fátima estava tranqüila e nem parecia povoada, nos deu a impressão de ser uma cidade fantasma, pois não avistamos pessoas pelas ruas. Mas Fátima é impecavelmente limpa e organizada nessa época, nos surpreendeu. É uma pequena cidade de pouco mais de 10000 habitantes, pertencente ao concelho de Ourém e ao distrito de Leiria.
Visitamos assim que chegamos a pequena Igreja onde estão a pia batismal em que foram batizados os pastorinhos.
Umas das ruas de Fátima

Antes de irmos até o “Santuário de Fátima” fomos conhecer a “Casa Museu de Aljustrel”. Aljustrel é a aldeia onde nasceram os três Pastorinhos a quem Nossa Senhora de Fátima apareceu em 1917Fica a uma distância de dois quilômetros do Santuário e ao lado da casa da vidente Lúcia. Essa casa nos leva a viajar até o século XVII e conhecer a vida do povo daquela época. Esta Casa-Museu pretende retratar o quotidiano familiar no tempo das Aparições, revela a simplicidade do povo serrano que em inícios do século XX vivia do seu trabalho no campo, situa-se ao lado da casa onde nasceu a vidente Lúcia e a cerca de 200 metros das casas dos Pastorinhos Beatos Francisco e Jacinta.

Existem muitas lojinhas de lembrancinhas, inclusive dentro do Santuário (com preços um pouquinho mais caros). Vale a pena andar um pouquinho pois existem lojinhas com todo o tipo de medalhinhas e "coisinhas" presenteáveis para comprar de todos os preços, tamanhos e gostos possíveis, praticamente em toda a cidade de Fátima.
     Chegamos ao Santuário logo após o almoço e estava tão vazio! É de um tamanho assustador, e de uma suntuosidade monstruosa para o que eu esperava (uma capelinha com uma azinheira). Como não havia ninguém e não estava em horário de nenhuma missa, tivemos muito tempo para ver tudo com todos os detalhes, o pedestal onde está a imagem de Nossa Senhora, (onde antes ficava a azinheira que não existe mais), um pedaço do "Muro de Berlim", que lá foi colocado como recordação da intervenção de Deus, prometida em Fátima, na queda do comunismo. Vale sim a pena!!

Pedaço do muro de Berlim

PORTO E ÓBIDOS

Saímos de Fátima ao entardecer rumo a Porto, são 197 km, mais ou menos 1h e 50 minutos de viagem. Já estávamos cansados e com frio, mas nos encantamos com Porto desde a chegada. Procuramos por um shopping para jantar, e paramos no “Arrabida Shopping”.
      Acordamos em Porto com uma linda manhã ensolarada, mas ainda fria. Novamente nos hospedamos na rede de hotéis “Accor”, no NOVOTEL PORTO GAIA. Saímos logo cedo para conhecer a tão famosa cidade de Porto. Tomamos café na “Cafetaria Dona Antónia” que fica á rua Infante Dom Henrique, 81, próxima ao Palácio da Bolsa.

Cafetaria Dona Antónia
Palácio da Bolsa

Uma bela vista de Porto

Infelizmente tínhamos pouco tempo, então não conseguimos visitar as “Caves” de vinho do Porto, o que é um pecado! Nunca façam isso! Isso é imperdoável. Mas como não tínhamos mesmo tempo, ficará para a próxima visita. Visitamos a Igreja de São Francisco, construída em torno de 1400 d.C e situa-se no centro histórico do Porto.
      Deve-se visitar, sem falta, a torre dos Clérigos que é uma torre sineira de estilo Barroco que foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade. É a mais alta do gênero no país, e os visitantes podem subir os seus 225 degraus para admirar as vistas. A adjacente Igreja dos Clérigos é um excelente exemplo de síntese dos estilos arquitectônicos Barroco e Rococó e exibe uma elaborada fachada, belas talhas e um notável órgão de tubos de 1774.
     Saímos de Porto logo após o almoço, e passamos pela linda Óbidos, pagamos mais ou menos 7€ (cada trecho) de pedágio para chegar até lá. Óbidos fica a 313km de Lisboa, e surgiu em 11 de Janeiro de 1148, quando o primeiro rei, D. Afonso Henriques, tomou Óbidos dos árabes. Possui um lindo castelo, o “Castelo de Óbidos” exemplo de fortificação de origem romana. Foi posteriormente fortificado sob o domínio árabe. Depois de conquistado pelos cristãos (1148), foi várias vezes reparado e ampliado. Hoje em dia ele é um hotel.

Passear entre as ruas de pedra onde ficam as lojinhas de Óbidos é maravilhoso! Tem cafetarias e pequenos restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Andar por entre as muralhas de Óbidos é mágico, a cidade nos remete a um tempo quase que medieval (se não fosse o colorido de suas casas). Saímos de Óbidos à noitinha rumo a Lisboa novamente, pois de lá partiríamos para à Espanha.

Nunca deixem de conhecer Porto e Óbidos!! E nunca mesmo deixem de passar pelo menos mais de um dia em Porto para poderem conhecer as "Caves" de vinho do porto. Como eu não posso falar delas, pois não estive em nenhuma, aqui vão os links de algumas pra vocês poderem matar a curiosidade:

1. Olá Erika,
    Sou Natalia Perazzo, responsável do minube Brasil. Encontramos o seu blog e adoramos o material e conteúdo. Gostaríamos de te fazer uma proposta de colaboração.
    Entra em contato conosco: natalia@minube.com