Dicas básicas para um viajante de primeira viagem e por conta própria:

1-  Planeje sempre o seu roteiro com antecedência. Esse planejamento facilita muito a sua vida principalmente se você for viajar para outro país.

2-  O passaporte deve ser providenciado com antecedência de no mínimo 30 dias antes de pedir o visto. Viagens para o Oriente Médio, Estados Unidos e Canadá exigem passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade.


Os tipos de visto existentes são: 
* de trânsito
* de turista
* de negócios
* de estudante
* diplomático
* de jornalista
* de noivo


3- Para Síria e Egito aconselha-se comprovante de vacinação contra febre amarela e para Jordânia e Líbano é obrigatório.



Achei um site com informações úteis e interessantes sobre vistos, passaportes, vacinas... Quaisquer dúvidas vejam mais informações em:   http://www.vistos.com.br/portal/vst03/



4- Tenha muito cuidado com seus documentos, dinheiro, e bolsas durante sua viagem. Uma dica que li, utilizei  e acredito de muita utilidade é a de manter cópias dos documentos durante a viagem.

5- Alguns ítens não podem ser transportados na bagagem de mão, portanto, informe-se antes na sua agência de turismo ou na companhia aérea onde comprou sua passagem. Informe-se inclusive sobre os remédios que necessitam de receita médica (com carimbo e crm do médico). É recomendável você levar um pequeno kit de primeiros socorros pois, dependendo do remédio, este não será vendido sem a devida receita.

5- Se você for locar carro em sua viagem internacional, informe-se sobre a permissão internacional para condução de veículos automotores. O DENATRAN lançou em abril de 2006 o novo modelo de "Permissão Internacional para Dirigir" (PID). Esse modelo segue o padrão estabelecido na Convenção de Viena de 08 de novembro de 1968 e promulgada em 1981. A PID pode ser usada em mais de cem países, mas não substitui a CNH em território nacional. (fonte DENATRAN)  Mais dicas e a lista dos países está em http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

6-Se o seu plano de saúde não cobrir despesas internacionais, faça um seguro de viagem, esperamos sempre que não, mas pode ser que seja necessaário.

7-Informe-se sobre a declaração de bens que por ventura estiver levando durante sua saída do país, isso para que você retorne com esses bens sem que seja necessário o pagamento de tributos na volta. 

8-Durante os vôos internacionais será fornecido um formulário de imigração do país a ser visitado. Esse formulário é necessário para que você declare o motivo de sua viagem, endereço de hospedagem, sua origem entre outras informações necessárias.

9- Estude a cultura do país a ser visitado. Desde o vocabulário básico (mesmo que tenha guia), até mesmo o tipo de roupas que devem ser usadas, regras de trânsito ou como se cumprimentam as pessoas. Esse tipo de  cuidado é sempre de valiosa ajuda para que gafes não sejam cometidas! 

10- Pra você que leu e gostou, aproveite muito a sua viagem e compartilhe suas dicas aqui!