sábado, 11 de maio de 2013

Uma viagem de sonhos ao melhor do período medieval - Provins - 06-06-2013

   
























    Hoje estou aqui para falar de Provins, uma cidadezinha encantadora próxima a Paris, na região de Ile-de-France. Que dia maravilhoso!
    A minha primeira opção medieval era Carcassone, mas como ela fica a mais ou menos 760 km de Paris,  e dessa vez não teríamos tempo, tivemos que mudar o roteiro. Após pesquisar na internet, descobri um jantar medieval numa cidadezinha nos arredores de Paris. Quando li sobre esse jantar fiquei animadíssima em conhecer essa pequena cidade medieval.
     Provins é uma cidade a aproximadamente 90 km de Paris. Seu auge se deu entre os séculos XII e XIII, quando as feiras de Champagne atraíam comerciantes de toda a Europa, fazendo com que Provins se tornasse a capital do comércio e uma das cidades mais importantes do reino. Isso porque Provins possuía localização estratégica e vantajosa.
      Vestígios de ocupação mostram a presença de vida humana no local desde o período paleolítico.
     Provins é uma cidade fortificada e é considerada como patrimônio mundial da UNESCO desde 2001. Infelizmente não tivemos tempo de conhecer os pontos turísticos da cidade, pois fomos de manhã até Versalles e na volta pegamos um super congestionamento, então só conseguimos chegar a Provins em torno das 18 horas. NÃO ESQUEÇA: Você tem a opção de ir de trem, porém, como o jantar termina após o último horário do trem de volta para Paris, que é por volta das 23 horas, é melhor você ir de carro ou dormir em Provins.
     O jantar estava marcado para as 20 horas daquele dia, deixando um tempo curtíssimo para visitar a cidade, que como já disse, é encantadora. O jantar acontece todos os sábados de abril até novembro.



                                            fachada da "Taverne des Obliées"
                                              (e a fila de espera para entrar)


      É um jantar típico, numa taverna, num prédio rústico e medieval, tudo de acordo como se estivéssemos vivendo na época medieval, incluindo shows e músicas típicas.
      Você pode agendar o jantar pelo email da "Taverne des Obliées" (no final do post tem o endereço). Fiquei na dúvida quando agendei, mas eles confirmaram prontamente por email, que serve como voucher para o dia do jantar. Eles são organizadíssimos, tudo correu perfeitamente bem.




Menu do jantar:
- Pães
- Creme de cenoura
- pastel assado de carne
- porco assado com legumes
- sobremesa
- vinho e água

   Logo na entrada você tem que lavar as mãos pois não há garfos nem facas, só colheres. Você faz o pagamento e é levado por um tipo de soldado medieval ao seu lugar. Se você quiser, pode alugar um traje medieval. O preço do jantar é 35 euros por pessoa e crianças até 12 anos pagam 20 euros. O aluguel do traje é de 5 euros. Somente em dinheiro.
     Só pra vocês imaginarem: o creme de cenoura é salgado com sal grosso, que é servido à parte, os pães são servidos à vontade, a água e o vinho também. O assado de porco com legumes é suavemente temperado. Muito gostoso! Entre um e outro prato tem os shows de música, malabarismo e pirotecnia. Tudo com muita brincadeira e os artistas interagindo com as pessoas. Eles são muito atenciosos e engraçados. Ah! Não esqueçam de avisar que você, se for o caso, não fala o francês.
     Todo o jantar é dividido para mais ou menos 5 ou 6 pessoas, os pães são servidos diretamente para cada um, o creme de cenoura vem numa vasilha grande assim como o pastelzinho, o vinho e a água em jarras para 5 ou 6 pessoas. Tudo é muito bem servido.
   





 


     Vale e muito a pena conhecer a cidade e participar deste divertido, original e perfeito banquete medieval!

Contato para o jantar:
TAVERNE DES OBLIÉES
14 rue saint thibault - 77160 - Provins
tel  06 70 50 08 58
site www.provins-banquet-medieval.com
email taverne.des.obliees@gmail.com










   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário