terça-feira, 4 de outubro de 2011

Barcelona - Espanha - 01,02,03 e 04-02-2011








    Como passar pela Europa e não conhecer Barcelona? Como não incluir Espanha e Portugal nos pacotes de viagem pela Europa? Barcelona e Madri são cidades impossíveis de serem ignoradas.  
     Barcelona é a maior cidade e capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha; É a segunda maior cidade da Espanha, depois de Madrid.

Um pouco de história: A história de Barcelona estende-se ao longo de mais de 4000 anos, desde finais do período neolítico, com os primeiros restos encontrados no território da cidade, até à época atual. A zona de Barcelona foi habitada pelos povos iberoscartaginesesromanosjudeusvisigodosmuçulmanos e cristãos. Apesar dos vestígios de povoados iberos e cartagineses, o verdadeiro nascimento da cidade produziu-se na época romana. Esse povoado foi evoluindo até se converter num dos principais portos do mar Mediterrâneo ocidental, alcançando na Idade Média a primazia sobre o resto dos condados catalães e convertendo-se na capital da Coroa de Aragão. Após a união de Castela e Aragão, e pese ter deixado de ser capital de um estado independente, Barcelona sempre gozou de uma posição de grande relevância no desenvolvimento políticosocial e econômico do estado espanhol.(fonte: WIKIPEDIA)

       Chegamos à noite em Barcelona após termos jantado no caminho entre Zaragoza e Barcelona. No dia seguinte, acordamos em um dos dias mais quentes de todos que passamos desde à chegada à Europa. Saímos cedo rumo ao "Passeig de Gràcia", a avenida mais linda e chique da cidade, e aproveitamos  para visitar as duas casas criadas por Gaudí: "La Pedrera e Batlló".)

Mais um pouco de história: 

 Casa Batló: Essa casa fica, como dito acima, no “Passeig de Gràcia”, em Barcelona.
Por volta de 1900, Antoni Gaudí recebeu o pedido do industrial de nome José Batlló Casanovas para projetar um edifício construído em 1875 por Emili Sala Cortés. No entanto,  tempos depois o proprietário mudou de idéia e resolveu reformá-lo somente, então a obra fora executada pelo arquiteto no período de 1904 a 1906.
fachada principal, tal como o interior do edifício, captam a atenção do espectador com os inúmeros detalhes e as originais ondulações do telhado e dos balcões, que parecem simplesmente brotar da parede plana.
Em Barcelona, a casa é conhecida como A Casa dos Ossos, devido ao formato dos balcões exteriores, que se assemelham a um crânio.(fonte: WIKIPEDIA)

La Pedrera: A Casa Milà, construída entre os anos 1905 e 1907 por Antoni Gaudì e também situada no “Passeig de Gràcia”, é fruto de uma encomenda feita por Pere Milá ao arquiteto catalão Antoni Gaudì, principal protagonista do modernismo espanhol. Foi concluída em 1910 e constitui-se como a obra onde o arquiteto levou ao extremos seus conceitos arquitetônicos e a síntese de todos os elementos de sua carreira.Todas as estruturas da casa têm formas desiguais com alturas diferentes e as plantas diferem de um andar para outro. As paredes de apoio foram eliminadas e tudo é suportado por colunas e pilares.(fonte: INFOPEDIA)

La Pedrera


Casa Batlò

   Podemos continuar a partir dali  e ir direto ao templo expiatório da  "Sagrada Família", a obra prima de Gaudí , que ainda está em construção. (Desde 1882 ). Antoni Gaudí assumiu a obra deste templo em 1883 e dedicou os últimos 40 anos de sua vida a este projeto, porém, até hoje ela não foi concluída.





     Opções não faltam para almoçarmos no entorno do templo, pois no local existem  muitos restaurantes e lanchonetes para quem quer almoçar ou simplesmente "tapear" (para quem não sabe, vejam na página de Madrid o que falo sobre "Tapas"). Há opções para todos os bolsos e gostos. Almoçamos muito bem. A tarde fomos conhecer o "Parc Güell", desenhado também pelo arquiteto Antoni Gaudí, por encomenda do empresário Eusebi Güell.  Nesse parque fica situada a casa-museu Gaudí, que foi a casa que Gaudí morou de 1906 até 1925, pouco tempo antes de seu falecimento, pois, em seus últimos dias, fez de sua moradia a oficina da "Sagrada Família". Antoni Gaudí morreu atropelado em 1926.  
Prepare-se para voltar bem tarde dos passeios. No inverno, com a temperatura de 0° (ou menos), é melhor sair e ficar até mais tarde, do que voltar para o hotel para sair depois novamente. Depois   de entrar no quarto, com todo esse frio, é perigoso faltar coragem para sair novamente.

  













Para vocês conhecerem ou pegarem mais algumas dicas sobre os restaurantes (senão vou ficar escrevendo demais aqui), alguns conhecemos, outros não, dêem uma olhadinha nesta lista:
 http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/top-20-barcelona-os-melhores-restaurantes/

    No segundo dia de Barcelona fomos visitar nossos amigos mineiros, mas já com alma "barcelonense".  Combinamos de ir buscar nossa querida amiga catalã em sua casa,  mas nos esquecemos do seu endereço no hotel e não poderíamos voltar, resolvemos então nos virar da melhor maneira posssível para achar a sua casa. Como um de nós já havia estado lá e nós mais ou menos nos lembrávamos do nome da rua e em qual estação descer, já estava mais fácil, porém, tivemos a sorte de encontrar, na saída do metrô, uma típica senhorinha catalã muito educada e simpática, que nos entendeu e nos atendeu prontamente, nos levando até o prédio de nossos amigos. Saímos de lá em torno de 11 horas da manhã e fomos a pé, por opção, até "Montjuic". Que lugar maravilhoso! Esse nome, "Montjuic", vem de um cemitério judaico da idade média, e hoje é um monte com uma das mais espetaculares vistas da cidade e do mar mediterrâneo. Lá em cima, além da vista, tem: o "Museu de Arte da Catalunha", a "Fundação Joan Miró, o "Teatro Grego", o "Castell de Montjuic" entre outras atrações.












   No terceiro dia, logo após o café, descemos e passamos pelas "Las Ramblas" na praça da Catalunha, ruas muito animadas, cheias de vendedores ambulantes, floriculturas, artistas de rua (mímicos, dançarinos). Passamos pela "La Rambla de Mar", onde hoje está o shopping Maremàgnun (construído nos anos 90), você pode ficar ali por horas a fio ouvindo todo o tipo de línguas possíveis, uma espécie de "torre de babel" rsrs. Passamos o dia por ali e a noite fomos conhecer o famoso: "El bosque de les fades", um bar de conto de fadas literalmente. Que bar INCRÍVEL! Parece que você está numa gruta, no meio de um bosque mesmo, é mágico! São árvores que se fundem com as fontes, com as fadinhas. Vale muito a pena conhecer esse lugar mágico!!

















     E encerramos aqui nossos dias maravilhosos em Portugal e Espanha. Logo colocarei aqui dicas de outras viagens interessantes aqui pelo Brasil e também  Itália, França, Argentina. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário