quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Madrid - Espanha 27,28,29 e 30-01-2011

No dia 27 de janeiro de 2011 saímos às 9 horas da manhã num vôo de Lisboa que chegou a Madrid às 11 horas, um vôo muito tranqüilo pela empresa "Air France", econômico, mas confortável. Ao chegar em Madrid nossa primeira impressão já no aeroporto foi um tanto quanto “ruim”, ou hoje posso até dizer, engraçada. Ao subirmos a escada rolante do aeroporto para buscarmos nossas malas (estávamos em férias e num ritmo lento, ritmo de férias), "tomamos conta" da escada rolante conversando e aguardando a subida, até que escutamos um “bamos” vamos, vamos... muito grosseiro, quase que nos empurrando: era para que deixássemos o lado direito da escada livre para os que estivessem com mais pressa passar. E assim é, em toda Espanha. Mas a impressão ruim passou, pois tirando um e outro, (como em qualquer lugar do mundo) eles são muito organizados, o sistema de transportes muito eficiente, muito boa comida, enfim, gostamos muito!
      Ficamos quatro dias em Madrid, no primeiro dia 27.01, saímos em visita às ruas centrais da cidade e visitamos a "Gran Via” e seu entorno. Ir à Gran Vía é quase que obrigatório ao se visitar Madrid, pois é o coração do lazer na capital espanhola. Os Cinemas, os teatros e os restaurantes se misturam. Pra quem gosta de fazer compras, existe a loja “El Corte Inglês”, uma loja de departamentos com tudo o que você imagina, todas as marcas que você pode querer comprar e muitas “coisinhas” que você com certeza vai “precisar”, se nele entrar.  Em Madrid, um dos “El Corte Inglês” tem uns 9 andares de compras!

Para andar de metrô (METRO MADRI) é muito fácil, você pode comprar o bilhete para viajar em toda a rede metro da Comunidade de Madrid, de qualquer forma, em qualquer dia da semana. Compra-se na bilheteria ou nas máquinas de venda automática. Há o bilhete: “Billete Sencillo Combinado Metro”  que é o bilhete simples para 1 viagem somente e custa 2€, e o bilhete: “Billete Combinado 10 viajes” que custa 15€ e serve, obviamente, para 10 viagens.
      No segundo dia, 28.01, quinta-feira, desde o hotel até a “Plaza Mayor” que é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, fizemos um passeio maravilhoso (vocês percebem o quanto utilizo a palavra maravilhoso?), mas como ia dizendo, o passeio até à “Plaza Mayor” é um presente com as suas esplanadas, os seus vendedores ambulantes, seus artistas de rua... Mandaram-nos tomar cuidado com os carteiristas, mas não tivemos nenhum problema desse tipo ( a não ser os preços nas cafeterias que, na Plaza Mayor são bem mais salgados), Tirando isso, esse é um local que deve ser visitado.

Plaza Mayor

Não posso esquecer de dizer que em Madrid sempre se come muito bem. Já que os hábitos alimentares dos madrilenhos são diferentes dos nossos (eles almoçam em torno de 15 horas, e antes disso, dificilmente se encontra um lugar para almoçar), e se você, depois de muito passear por Madrid, estiver com fome antes das 15 horas, com certeza irá encontrar muitos locais para se dar uma "tapeada" na fome, pois há muitos bares que servem "TAPAS". "Tapas" são uma variedade de petiscos, aperitivos, frios e lanches da culinária espanhola, servidos geralmente no balcão e que quebram o nosso galho durante os passeios. Um dos lugares onde eu mais gostei de "tapear", foi no "Mercado San Miguel"

Fachada do Mercado
Dando uma "tapeada" no Mercado San Miguel

Saímos da Plaza Mayor e fomos ao local mais esperado por nós. Visitamos o "Palácio Real de Madrid", também denominado de "Palácio de Oriente". Gente, esse Palácio tem 4318 quartos, é o maior palácio real da Europa. 4318 quartos? É a residência oficial do Rei da Espanha. Do outro lado do palácio, estão os "Jardins de Sabatini" (Sabatini é o nome da pessoa que o criou). O Jardim fica situado na parte Norte do Palácio (tem que dar uma super volta pra ir visitá-lo, mas vale à pena), nele existe um pequeno labirinto de cerca viva e uma fonte ao centro. É um bom local para  quem quer tirar belas fotografias. Em frente ao palácio, tem algumas cafeterias, um local muito gostoso para se sentar, apreciar a vista e jogar conversa fora.

Palácio Real

Jardins de Sabatini e Palácio Real ao fundo

No terceiro dia, 29.01, saímos estilo mochileiros e andamos muito. Passamos pelo Estádio “Santiago Bernabéu”, o estádio do Real Madri. A visita guiada na época custava em torno de 30€ por pessoa. Fomos até o “Paseo del Prado”, passeamos pelas ruas de Madri e enfim visitamos o “Museo Del Prado". Ouvimos o conselho de um colega que nos indicou entrar à noite no museu, pois de terça a sábado, das 18h às 20h e de domingo, das 17h às 20h é gratuito. Isso é verdade, mas nos arrependemos, pois se você realmente se interessa em conhecer o museu com calma, gosta de observar as maravilhosas obras de arte, (que entre os seus artistas de renome tem, REMBRANT, EL GRECO, GOYA...) e não quer enfrentar uma imensa fila para pegar os ingressos e outra para entrar no museu, então compre antes (que custa em torno de 7€) e visite o museu durante o dia com mais tempo, vale muito à pena! E mesmo num dia só, não dá tempo de ver tudo. Nós saímos de lá as 20h com a sensação decepcionante de que faltava alguma coisa, e  realmente faltavam muitas obras de arte para serem vistas, conhecidas e admiradas ainda!
      Continuamos em Madrid e no dia seguinte partiríamos para Segóvia.