sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Madrid e Segóvia - Espanha - 30-01-2011

    Locamos todos os carros que utilizamos nessa viagem, quando estávamos ainda no Brasil, pela internet, através da "Europcar" _ www.europcar.com _ o preço sai bem mais em conta, você tem mais condições de negociação, e ainda se eles não têm o carro que você locou, providenciam um carro melhor (foi o que aconteceu conosco). O dia amanheceu muito frio em Madrid, com probabilidade de geada e neve em Segóvia. Ao sair do hotel já percebemos o quanto frio seria o dia e no caminho, nos deparamos com muita neve. Esse caminho entre Madrid e Segóvia é lindo! As montanhas nevadas emolduram a paisagem, e o carro possuía aquecimento nos bancos, então, a viagem foi sensacional! Saíamos do carro toda hora para tirar fotos, pois como já disse, a paisagem era maravilhosa.
Caminho entre Madrid e Segóvia

Caminho entre Madrid e Segóvia

Caminho entre Madrid e Segóvia


      Chegamos a Segóvia antes do almoço, paramos num estacionamento próximo ao "Aqueduto de Segóvia", (que fora construído pelos imperadores romanos, Vespasiano e Trajano nos séculos I e II).
         O "Aqueduto de Segóvia" é uma maravilha do Império Romano, a parte restante do aqueduto tem 29 metros de altura, 728 metros de longitude total, 167 arcos (79 singelos e 88 dobrados). 
        Passamos no "Centro de informações ao turista" para melhor nos informarmos dos horários de visita ao "Alcázar de Segóvia" e outros locais que gostaríamos de visitar. Ao sairmos de lá, fomos surpreendidos por uma leve nevasca e até tivemos que comprar umas capinhas ridículas, porém de muita serventia para o passeio na cidade, porque a partir dali daquele ponto, o passeio seria à pé, observem nas fotos abaixo:

Aqueduto

ao fundo Catedral de Segóvia

Aqueduto
     Subimos as estreitas ruas de pedras de Segóvia encantados com a arquitetura, com as charmosas lojinhas e o jeito pacato e meio medieval daquela cidadezinha. Adoro história, arte e arquitetura e me encanto com os detalhes das portas e janelas ainda preservados que encontramos pela Europa. Subimos rumo ao Alcázar, mas antes paramos no meio do caminho, na "Plaza Mayor" para conhecer a "Catedral de Santa Maria de Segóvia" uma catedral gótica construída no século XVI. 
     Chegando próximo ao "Alcázar" pudemos observar as suas torres e a sua posição no alto do morro  que, como já havia lido em algum lugar: "formam a imagem perfeita de um conto de fadas", o que é a pura verdade! A nevasca já estava bem mais forte, que frio! Enquanto meu marido pegava os bilhetes (em torno de 7 euros), nós esquentávamos as mãos lá dentro num aquecedor próprio para isso. Eu nem queria sair de lá. O Alcázar é maravilhoso! É um palácio fortificado em pedra, localizado na cidade velha de Segóvia.  Foi erguido em posição dominante sobre um penhasco rochoso, é um dos mais distintos castelos-palácios da Espanha em virtude da sua forma como a proa de um navio. De novo: Conto de fadas!




      Dentro do "Alcázar" tem várias coisas que me chamaram a atenção, mas esse mural abaixo realmente me intrigou, principalmente o olhar do garotinho da foto. Gostaria de saber o porquê do vazio nesses olhares... Nessa pintura estavam retratados os "mouros", (muçulmanos ou árabes) que invadiram a Península Ibérica (atualmente Portugal e Espanha) e a ocuparam durante quase oito séculos. (atual tema de meus estudos históricos). É do artista segoviano Carlos Muñoz de Pablos.


       E assim eu encerro sobre Segóvia. Mas se pudesse, ficaria aqui por toda a noite falando sobre o Alcázar... as ruas... os restaurantes... as cafeterias... a arquitetuta... a história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário