domingo, 23 de outubro de 2011

Bonito/MS - Brasil - 20, 21,22,23.12.2010

A cidade de Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul, fica situada a 1200 km de São Paulo e a 300 km de Campo Grande e é uma cidadezinha muito organizada em termos de turismo. Todos os passeios devem ser  feitos por guias credenciados, por medidas de segurança e também por cuidado com a preservação ambiental. Como já havíamos morado em Campo Grande, estávamos acostumados com a cidade e com a viagem,  aproveitamos então para rever amigos e de lá partimos para Bonito. Porém, se você pretende partir de São Paulo ou de qualquer outro lugar do Brasil, pode aproveitar as várias opções de vantajosos pacotes que incluem transporte aéreo até Campo Grande e terrestre até Bonito. Basta procurar uma agência de viagens!
     Um pouco de história: O município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, adquirida de um Senhor de nome Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que lá chegou em 1869 e foi considerado o desbravador de Bonito, além de ter sido também seu primeiro escrivão e tabelião.
Ela foi fundada em 1927 e acabou sendo considerada pertencente ao estado de Mato Grosso. Com o passar do tempo e várias leis constitucionais e estaduais depois, em 1977, o município passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
     LENDA: Durante a Guerra do Paraguai, iniciada em 1864, soldados paraguaios - que vinham lutar em terras brasileiras - traziam ouro para garantir o sustento, trocas-trocas e afins. Muitas batalhas se deram onde hoje fica o estado do Mato Grosso do Sul. Durante os confrontos, os paraguaios enterravam o metal para não perdê-lo ou serem roubados. Procuravam uma Figueira típica da região e escondiam o ouro sob a sombra ou a uma determinada distância da árvore. Na volta das lutas, desenterravam e seguiam com o metal.
Entretanto, diversos soldados paraguaios morreram antes de alcançar seu tesouro. Assim, a Guerra acabou em 1870.(fonte WIKIPEDIA)

Antes de começar a falar dos passeios, aqui vão umas dicas:
* Todos os passeios são pagos. (Pelo menos 99% deles)
* Tudo fica mais fácil se você tiver uma agência de viagem, portanto, procure uma.
* Nos passeios, sempre carregue consigo água e algum lanche na bolsa.
* Nunca esqueça de passar repelente e filtro solar e de levá-los consigo para repassá-los.
* Sempre carregue dinheiro consigo, pois é difícil achar um banco para sacar. (Não obtive a informação se ainda hoje Bonito possui banco 24 horas, pois quando lá estivemos a cidade ainda não contava com esse serviço.
* Se você for fazer os passeios sem uma agência, vai precisar de carro, pois quase todos os passeios ficam longe.

Algumas agências de turismo em Campo Grande:
ASC - É TEMPO DE TURISMO - Solução em Viagens Personalizadas http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12109036092122548396

Algumas agências de turismo em Bonito:

Chegamos em Bonito no dia 20.12, num domingo, e nos hospedamos na casa de amigos. Mas opções de Hotel é o que não faltam por lá. Uma unanimidade entre os amigos é o "Hotel Marruá" _ http://www.marruahotel.com.br/ _ Um apartamento duplo nesse hotel hoje está em torno de R$180,00 (em 2010), o que é um bom preço em se tratando de Bonito e do que o hotel oferece. Nesse mesmo hotel pode-se alugar câmeras subaquáticas.
     No primeiro dia, fomos conhecer o "Balneário do Sol", talvez um dos poucos locais em que não é necessário guia para nos acompanhar. Ele se localiza às margens do Rio Formoso e pode-se nadar nas suas piscinas naturais junto às piraputangas. Esse nado, que no começo me causou certo medo, pouco depois se tornou diversão e as piraputangas já estavam comendo nas minhas mãos. O passeio é para metade de um dia e você deve levar roupa de banho, toalha e acessórios. A tarifa "Day Use" está em torno de R$25,00 adulto e R$15,00 criança e vale a pena.

Segundo dia, 21-12, segunda-feira, logo cedo partimos rumo à "Gruta Azul". Preciso dizer que nunca conheci um lugar mais lindo e bem preservado que esse. Isso por ter sido transformada em área de monumento natural, e porque as mãos do homem alcançaram, mas ainda não conseguiram destruir essa maravilha. A visita é guiada. Para chegar até o lago nós percorremos uma trilha conhecendo os "espeleotemas" ou "depósitos da caverna", ou melhor explicando: toda formação rochosa que se forma no interior de uma caverna como resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água. Os tipos mais comuns vistos na "Gruta Azul" foram as ""estalactites" (o que se forma do respingo de cima para baixo) e as "estalagmites" (o que se forma de baixo para cima dos pingos que caem). Tivemos que descer a trilha que não é tão fácil assim pra todo mundo, mas também não é um bicho de 7 cabeças. São em torno de 300 degraus de uma escadaria rústica até que se chega ao lago de águas intensamente azuis com 80 m de profundidade. O lugar  mais lindo que já vi! Quem ainda não viu, verá nas fotos abaixo:

Trilha

Lago azul sem flash

Lago azul com flash

foto da trilha tirada de baixo para cima

estalactites

Ainda no segundo dia, almoçamos super bem! Restaurantes à base de peixes maravilhosos não faltam no centro de Bonito. Tem um restaurante que eu indico sim... é o restaurante "Casa do João", o famoso BBG, o lugar é bom, a comida é boa e o ambiente gostoso!! _ http://www.casadojoao.com.br/historia.htm _
     Durante a tarde nosso passeio foi mais radical. Estivemos na "Ilha do Padre"; muito verde, muitas cachoeiras, piscinas naturais e muitos, mas muitos pernilongos. Uma dica é: passe muito repelente e leve para repassá-lo por várias vezes. Parece que os mosquitos são imunes ao repelente lá. O passeio também é maravilhoso!!! É um passeio guiado. Primeiro pegamos um ônibus velhinho e andamos um pouquinho para depois fazermos o passeio de bote que vocês verão nas fotos abaixo e dispensa palavras. As imagens falam por si só.

Infelizmente, no terceiro dia, 22.12, amanheceu chovendo, e muito. Fomos somente até a "Praia da Figueira" para almoçar quando a chuva deu uma trégua, mas nem tanto... A praia da figueira é uma lagoa  de água doce e cristalina onde antigamente se extraia calcário. Lá é um lugar de muita diversão e não necessita de ir acompanhado de guia. É como se fosse um parque aquático natural onde se pode nadar, fazer flutuação, andar de caiaque, pedalinho, tomar sol com os pés na água. Tem cama elástica, tirolesa, e até um avião na água... Dá pra jogar biribol, frescobol, alimentar os pacus... um dia muito divertido, apesar da chuva. Uma verdadeira praia de água doce.

Durante a noite fomos visitar o "Projeto Jibóia", que não é bem um passeio, mas sim uma palestra animada e um encontro com informações para a família. É educativo e divertido e tem o objetivo de informar, conscientizar e colocar nós, turistas em contato com aqueles belíssimos animais que causam tanta repulsa e medo em algumas pessoas.
         Visitamos no quarto dia a "Reserva Natural Baía Bonita", o famoso "Aquário Natural", passeio que impressiona pela nitidez da água límpida daqueles rios. A flutuação é feita na nascente dos rios "Prata e Sucuri". Um show de cores e espécies de criaturas e vegetação aquáticas podem ser vistos na flutuação de mais ou menos 800m rio abaixo. Ideal para quem nunca fez nada desse tipo, pois tem um treinamento na piscina, é  fornecido todo o equipamento necessário e existe um barco de apoio durante toda a descida do rio para quem não consegue flutuar. Não se pode colocar os pés no chão para que a água não se turve e atrapalhe a visão. Ainda na reserva ecológica tem uma caminhada pela "trilha dos animais", onde dá pra se  ver animais como emas, lobo-guarás, sucuris, cervos do pantanal...  Que delícia de lugar!!
Henrique Naufal - Projeto Jibóia

Nascente do Rio - comtemplação

Reserva Natural Baía Bonita - na foto: eu, marido, filha e um milhão de borrachudos

Treinamento na piscina antes da flutuação

Visitem também em Bonito o "Balneário Municipal", o  "Buraco das Araras" e a "Gruta de São Miguel". Bonito tem opções para todos os gostos e idades, boa gastronomia, boa estrutura para os turistas e é um lugar inesquecível!
Para maiores informações visitem: http://www.bonitour.com.br/

1. Gostei da dica. Bonito Mato Grosso do Sul é um destino de viagem tão completo que te dá uma série de opções ilimitadas. Muitas dessas opções são exclusivas de Bonito e mostram o porque esta cidade é tão especial. Sempre encontro pacotes de viagem para Bonito em https://www.agenciasucuri.com.br/Pacotes-de-Viagem-para-Bonito